Antes de mostrar como os jardins verticais podem ajudar você, vamos falar um pouco mais sobre essa solução para quem vive em apartamento, mas não abre mão do espaço verde.
O jardim vertical, também conhecido como parede verde, é uma técnica moderna de paisagismo cada vez mais difundida no mundo inteiro. É uma tendência que cresce junto ao ramo da construção civil e vem ganhando espaço no comércio e também nos apartamentos. Os benefícios de criar um jardim vertical no lar são, sem contar a beleza e o contato com a natureza, o conforto térmico e a redução da poluição e do ruído.
[google_font font=”Open Sans” size=”22″ weight=”400″ italic=”0″ color=”#626262″ subset=””]Como fazer um Jardim Vertical[/google_font]
Antes de colocarmos a mão na massa é importante que você saiba da existência de alguns tipos de jardim vertical, sendo alguns dos mais comuns e práticos os feitos com fibra de coco e vaso meia-lua. Conheça esses dois modelos e encaixe na sua decoração.
[google_font font=”Open Sans” size=”22″ weight=”400″ italic=”0″ color=”#626262″ subset=””]Fibra de Coco[/google_font]
Essa opção é muito simples, basta comprar placas de fibra de coco no modelo que inclui um vasinho embutido feito de fibra. Depois você só precisa inserir a planta escolhida.
Para prender, você poderá parafusar a placa diretamente na parede ou, uma opção que não prejudicará sua parede, parafusar algumas madeiras na parede de forma paralela e sobre essas madeiras parafusar as pontas da placa. Dessa forma a parede não fica em contato direto com a fibra e não prejudica seu apartamento.
[google_font font=”Open Sans” size=”22″ weight=”400″ italic=”0″ color=”#626262″ subset=””]Vaso Meia-Lua[/google_font]
Essa possibilidade é ainda mais simples. Você só precisa comprar os vasinhos e prendê-los em uma treliça ou diretamente na parede e então colocar dentro a planta de sua preferência.
[google_font font=”Open Sans” size=”22″ weight=”400″ italic=”0″ color=”#626262″ subset=””]Quais plantas escolher para o jardim vertical[/google_font]
Agora que você conhece um pouco mais sobre o jardim e maneiras de construir um em seu lar, que tal algumas sugestões das plantas que podem ser escolhidas para o jardim ideal na sua sacada? Vale lembrar que se você construir seu jardim em um lugar que receba sol, as espécies escolhidas devem ser de sol. O mesmo vale para sombra, escolha espécies que sejam aptas a estar naquele ambiente o que deixará sua experiência ainda mais agradável. Vamos às sugestões de plantas, confira:
Para dar cor ao jardim vertical, podem ser colocadas plantas com flores em tons rosados como a tilândsia-azul (Tillandsia cyanea), flor-de-coral (Russelia equisetiformis), maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana hybrid) e a planta-veludo (Ruellia makoyana) entre as plantas com folhas.
Algumas indicações de plantas de folhagens: samambaias, dinheiro-em-penca (Callisia repens), hera-variegata (Hedera sp), ripsális (Rhipsalis sp), orelha-de-elefante (Kalanchoe thyrsiflora), peperômia (Peperomia scandens ‘Variegata’), aspargo pendente (Asparagus densiflorus ‘Sprengeri’), filodendro xanadú (Philodendron xanadu).
Folhagens de cores variadas: crótons (Codiaeum variegatum), lambari-roxo (Tradescantia zebrina).
[google_font font=”Open Sans” size=”22″ weight=”400″ italic=”0″ color=”#626262″ subset=””]Alguns cuidados essenciais[/google_font]
A irrigação e drenagem constante dos vasos são cuidados extremamente importantes para a saúde do seu jardim.
Procure verificar colocando o dedo nos vasos para perceber se o solo está encharcado ou se falta água.
A adubação deve ser frequente. O ideal, nessa situação, é fazer uma adubação química no verão, com a quantidade e formulação específica das espécies e no inverno é bom utilizar produtos orgânicos de qualidade.
Agora é só seguir o passo a passo, criar seu jardim vertical, escolher as plantas adequadas – já que você já sabe como e porque escolher – e cuidar com todo o amor que tem pra oferecer.