O inverno é uma das estações mais amadas por muitos decoradores. Isso porque, com o vento gelado e neblina lá fora, muitas famílias e amigos correm para dentro de casa para se proteger da mudança de clima. E nada melhor do que preparar bem o ambiente para reunir a todos. Por isso, confira as dicas de itens de decoração de apartamento para o inverno: elegantes e funcionais!
As horas na cama se estendem, os filmes no sofá se tornam a opção mais desejada, os cafés e chocolates quentes se prolongam. Assim é o inverno em diversas casas do sul do Brasil, onde ficam as regiões mais geladas do país. Tudo perfeito para curtir a estação… até que os pés e as mãos começam a gelar e nada parece resolver!
Diferente das cidades da Europa e América do Norte, no Brasil as residências e empresas não são construídas com um preparo especial para o frio. Em livros e filmes americanos, por exemplo, podemos perceber que ao chegar nos locais fechados, os personagens retiram seus casacos, sapatos e, muitas vezes, ficam apenas de manga curta. Isso não é nem imaginado pelos brasileiros!
Mas, se a sua casa não tem aquecimento no piso, paredes e até nos banheiros, fique tranquilo! Temos algumas dicas que podem te ajudar a aquecer bastante e ainda levar um charme e conforto a mais para o seu lar!
- Aposte nas mantas
É só chegar o frio que já começamos a ver mantas, cobertores e edredons nas vitrines físicas e virtuais. Mas, você sabia que pode levar esses itens para muito além da sua cama? As mantas ganharam força nos últimos anos e já se tornaram parte de uma decoração quentinha e linda.
Os tecidos mais pesados como tricô ou crochê são as mais indicadas para os dias frios. Para compor a decoração da casa toda, as mantas podem ser colocadas sob os sofás, poltronas, cadeiras e até no chão, acompanhadas de almofadas.
O mais interessante das mantas é a versatilidade que elas levam para o ambiente! Você pode transformar totalmente o seu sofá se colocar uma manta estampada por cima, por exemplo. Aposte em cores mais neutras ou que complementam os tons utilizados nas demais peças do ambiente.
- Use mais almofadas
Inverno lembra aconchego, descanso e tranquilidade! E para isso, precisamos preparar um ambiente confortável. Desta maneira, um item super elegante e funcional é a almofada. Assim como as mantas, elas também podem ser inseridas nos quartos, salas e no chão.
Escolha as almofadas com capas mais peludas, como crochê e tricô. Os materiais feitos à mão também reforçam bastante a sensação de conforto proporcionada pelas almofadas.
Esses itens são interessantes para levar a personalidade dos donos para a casa. Com muitas opções no mercado, algumas famílias optam por almofadas exclusivas, coloridas e até de personagens! Tudo depende da decoração no restante do ambiente, seja no quarto das crianças ou na sala de estar.
- Troque os tapetes
Nas estações mais quentes várias famílias retiram os tapetes da casa, justamente por conta do calor. Porém, no inverno é o momento de colocar ou trocar os tapetes, trazendo versões maiores e que preencham todo o chão da casa.
Em muitos projetos novos, os sobrados ou apartamentos recebem um revestimento gelado, como cerâmica ou porcelanato. Assim, os tapetes serão uma verdadeira solução para os dias mais frios.
Além de preencher e aquecer o piso, este item também é decorativo e tem a capacidade de deixar o espaço mais aconchegante, principalmente quando escolhido em tons invernais.
- Aqueça com as cores
As nossas sensações podem ser diretamente impactadas pelo visual! Assim, uma solução para a decoração da sua casa durante o inverno está nas cores. Os tons mais quentes podem tornar qualquer ambiente muito mais confortável e até, psicologicamente, mais aquecido.
Você pode inserir as cores em grandes porcentagens, como a pintura de uma parede, ou em detalhes, como nos quadros, guardanapos, louça e toalhas.
As cores invernais são aquelas que tem um fundo mais escuro como marrom, marsala, verde musgo, azul-marinho e amarelo-queimado.
- Atenção às cortinas
Durante o verão, na maior parte dos dias, os moradores mantêm as cortinas bem abertas e espaçadas para que o ar circule. Porém, com a chegada dos dias mais frios, as cortinas também começam a se fechar.
É nesta hora que devemos dar mais atenção a elas. Vale a pena investir em uma cortina com tecido mais grosso, assim como, em um forro mais escuro (para ajudar na hora do filminho, não é?). Além de deixar todo o ambiente com cara de decoração de inverno, os tecidos mais pesados também ajudam a aquecer. Aqui as cores indicadas no tópico anterior são muito bem-vindas!
- Utilize lâmpadas amareladas
Você sabia que a incidência da luz pode influenciar diretamente em nosso humor e disposição? A luz branca é muito utilizada em ambientes onde as pessoas devem se manter acordadas e atentas, como os escritórios, por exemplo.
Porém, para deixar a sua casa muito mais confortável e receptiva durante os dias mais frios, faça a troca das lâmpadas LED e frias por luzes amareladas. Estas peças são conhecidas como “lâmpadas quentes” justamente por aquecerem o ambiente.
Hoje já existem diversas opções modernas no mercado, como as lâmpadas de filamento, que levam um charme especial para qualquer espaço.
- Insira velas na decoração
Seja para aquecer, decorar, aromatizar ou conquistar, as velas são sempre bem-vindas durante os dias mais frios! Muito utilizada nas décadas anteriores, com a chegada da luz elétrica, as velas foram ficando de lado. Porém, o mercado de decoração e bem-estar vem reinventando este item e trazendo ele novamente para os lares brasileiros.
A dica é inserir as velas na decoração durante um jantar bem quentinho, um banho confortável e até os momentos de descanso no quarto do casal. A maioria das opções no mercado já possuem um visual bem requintado, além de aromatização para os ambientes.
- Fique de olho nas plantas
Os dias mais gelados acabam levando o sol para mais longe de nossas casas. Por isso, se você tem plantas em casa é importante ficar atento! Muitas espécies precisam de luz direta para se manterem saudáveis e bem verdinhas. Caso você tenha algum vaso de flor na sala de casa, por exemplo, acompanhe com o passar dos dias e, se necessário, coloque o vaso na área externa de casa.
Da mesma maneira, se você tem vasos com plantas muito sensíveis na área externa, talvez você precise recolher. Uma dica é ficar de olho na previsão do tempo e evitar a exposição das plantas à geada e nevoeiros fortes.
- Invista em uma lareira
Você sabia que dá para ter uma lareira em casa sem quebrar nada? O mercado de decoração se reinventou e hoje já existem diversas opções de aquecimento elétrico e a gás. Se a sua casa ou empresa é muito grande e não possui lareira, o investimento em um aparelho elétrico pode ser uma ótima opção.
As lareiras ecológicas têm se destacado nos últimos dois anos. Esse modelo possui uma câmara de álcool para combustão a partir da pressão atmosférica. Assim, a lareira produz chamas de fogo. O mais interessante é que, diferente das lareiras tradicionais, essa opção não precisa de lenha para criar fogo. Além disso, elas são portáteis.
- Mude os móveis de lugar
Se a sua casa possui uma lareira ou outra central de aquecimento instalado, talvez seja o momento de repensar a posição dos móveis. Uma breve organização pode tornar as refeições, filmes e noites mais agradáveis.
Outra ideia é acrescentar itens mais rústicos e com “cara de inverno” para dentro de casa. Os sofás e mesas com pés de madeira, que normalmente estão na área externa, podem combinar com uma decoração de inverno no interior de casa.
Atualizados com as necessidades dos moradores, muitos arquitetos e decoradores já tem adicionado itens de aquecimento diretamente em seus projetos. No Don Residence da AMC Construtora, por exemplo, os ambientes comuns já são decorados e climatizados. Além disso, todos os apartamentos já contam com aquecimento a gás e piso vinílico na área íntima, proporcionando muito mais aconchego para o inverno catarinense.
Conheça o projeto completo e se surpreenda com esse residencial fascinante em cada detalhe > Don Residence.