Plantas para a sala de estar

Empreendimentos / Dicas

O período de quarentena e isolamento social trouxe diversas mudanças nos hábitos de todos os brasileiros. A principal delas, sem dúvidas, é o fato de ficarmos cada dia mais tempo em casa. Longe de parques, praias, bosques e da natureza como um todo, a busca por ideias para tornar os lares mais aconchegante cresceu. 

Plantas para a sala de estar. Foto: Pinterest Casa de Valentina.

A sensação de respirar ar puro é inigualável. Por isso, levar um pouco de verde para dentro de casa é uma ótima opção, gerando um ambiente muito mais agradável para todos. As plantas e flores de médio porte são as mais votadas para os cantinhos da sala de estar. Diversos arquitetos e decoradores de interiores incluem as plantas diretamente em seus projetos. 

Se você é apaixonado pela natureza e não tem ideia de como deixar sua sala de estar bonita, agradável e prática com plantas, nós te damos a dica. 

Escolha o local 

O tamanho da sua sala de estar não pode ser um impeditivo para o cultivo de plantas e flores dentro da sua casa. Porém, é necessário levar em consideração dois pontos: iluminação e entrada de ar. 

Voltando para as aulas de ciência básica que tivemos na escola, sabemos que as plantas gostam e precisam de luz e oxigênio. Por isso, é muito importante que você escolha um local onde tenha a entrada de um pouco de sol e ar para o seu cultivo. Claro, sem exageros.

Uma dica é colocar nos cantos da sala de estar, onde geralmente fica próximo da janela, mas sem reflexo direto do sol. Outra ideia é pendurar as plantas no teto com vasos suspensos ou macramês. 

Explore as possibilidades

O momento da escolha da planta, geralmente, é um dos mais difíceis. São muitas possibilidades no mercado e na natureza. Mais uma vez é necessário você entender as suas necessidades e também sua disponibilidade, afinal, as plantas e flores também exigem tempo e dedicação. Além dos aspectos físicos, visuais e decorativos cada tipo de planta também tem suas particularidades.

Cactos: Não há dúvidas de que os cactos ganharam muita força no mercado de decoração nos últimos anos. Os queridinhos do momento são extremamente fáceis de cuidar e justamente por isso são os favoritos das pessoas muito ocupadas. Um cacto pode ser bem pequeno ou alcançar metros de altura. A grande vantagem é que esta planta não precisa de adubo ou cuidados constantes. Pense que é uma planta do deserto, ou seja, não precisa de muita água.

Samambaias: Com certeza você já visitou alguma sala de estar com um samambaia pendurada no teto. Disponíveis em diferentes espécies, estas plantas também ganharam seu espaço no coração e nos projetos dos decoradores. Para sair do óbvio, você pode apoiar o seu vaso de samambaias em cima de uma estante ou banco colorido, por exemplo. Importante ressaltar que as samambaias devem ser cultivadas na sombra e devem receber água frequentemente, deixando o solo úmido, mas não encharcado.

Samambaia na sala de estar. Foto: Pinterest Dicas de Mulher

Orquídeas: Se você deseja trazer mais sofisticação e delicadeza para sua sala de estar você deve apostar nas orquídeas. Em tons claros e com flores marcantes, estas flores podem ser utilizadas tanto em vasos de cerâmica como de madeira. Apesar de muito bonita, a planta também exige delicadeza e atenção em seus cuidados. Durante o ano todo, as orquídeas devem receber adubos e devem ser regadas quase que diariamente. O tipo de planta para os moradores mais pacientes e com maior tempo.

Orquídea na sala de estar. Foto: Pinterest Viva Decora

Espada de São Jorge: Conhecida popularmente por purificar e proteger ambientes, a Espada de São Jorge se tornou uma das plantas mais presente na casa dos brasileiros. A manutenção desta planta é muito fácil e não exige grande experiência. Para uma decoração mais divertida, você pode optar por diferentes tamanhos de plantas e vasos. A rega deve ser moderada, uma vez por semana nas estações mais secas e até quinzenalmente em tempos mais úmidos.

Espada de São Jorge na sala de estar. Foto: Pinterest Casa Vogue

Costela de Adão: As folhas largas da Costela de Adão a tornam uma planta extremamente fácil de cuidar, uma vez que a água é conservada por muito mais tempo dentro dela. É indicada para as salas de estar com maior espaço, pois suas folhas tomam conta do local, trazendo um ar de natureza e aconchego. A dica de ouro é: não deixe o pó acumular nas folhas de sua Costela de Adão, limpe com um pano úmido e melhore o aspecto da planta. Regue uma vez por semana, sempre conferindo se a terra já não está úmida. 

Costela de Adão na sala de estar. A planta pode ficar tanto plantada quanto na água. Foto: Pinterest Viva Decora.

Suculentas: As suculentas são do time dos cactos e junto com eles se tornaram as queridinhas de 2020. Estas plantas são capazes de passar semanas e até meses sem uma gota de água. Isso acontece porque, as suculentas armazenam os nutrientes em suas folhas, e por isso recebem este nome. Elas se adaptam muito bem ao clima ensolarado e quente, por isso, são uma ótima opção para as sacadas e parapeito das janelas.

Suculentas e cactos na sala de estar. Foto: Pinterest Viva Decora

Manual de sobrevivência das plantas 

Infelizmente as flores e plantas não vêm com nenhum manual de instalação e sobrevivência. Por isso, é comum vermos amigos e familiares contando histórias sobre as plantas que secaram ou murcharam. Para evitar a perda de suas companheiras do ar puro, é importante que você esteja atento aos sinais do seu cultivo. 

Assim que você observar alguma folha seca ou morta em suas plantas e flores, saiba que é hora de retirá-las. Da mesma maneira que cortamos as pontinhas do cabelo, sua planta também precisa se livrar das folhas extras. 

Na hora de regar, fique de olho para não colocar água demais. Uma dica legal é colocar uma camada de carvão vegetal no fundo dos vasos. O carvão vai impedir que sua planta morra “afogada”, pois fará uma drenagem natural da água. Você também pode optar por vasos com furos no fundo, colocando um pratinho embaixo, para que a água escorra e você retire o excesso.

Os adubos também são essenciais para a terra de suas plantas, pois é de lá que elas sugam todos os nutrientes. Se você não quiser gastar com uma adubação profissional, você pode fazer em casa com cascas de frutas e ovos, por exemplo. 

E claro, lembre-se sempre que as plantas estão ali para tornar o ambiente mais bonito, confortável e aconchegante. Por isso, retribua sempre com todos os cuidados e atenção necessários.

Gostou desse artigo? Continue acompanhando nossos conteúdos das redes sociais!

InstagramFacebook

Posts relacionados