Cozinha: ilha ou península?

Empreendimentos / Dicas

A funcionalidade tem sido o ponto principal no momento da escolha dos móveis e eletrodomésticos nas cozinhas ao redor do mundo. Aqui no Brasil,  não seria diferente. A maioria dos arquitetos ou designers de interiores, recebem esta solicitação: algo bonito e prático para o dia a dia. Por  isso, a inserção de balcões de apoio aos projetos tem aumentado nos últimos anos. 

Além de servir como apoio para o corte e preparo dos alimentos, estes espaços se tornam uma pequena mesa para refeições rápidas e lanches. Mas, você sabia que podem existir dois tipos de balcões para sua cozinha? As ilhas e penínsulas trazem os nomes da geografia, e você logo vai entender o porquê. 

Penínsulas

Muito utilizadas nos lares brasileiros, as penínsulas são as bancadas que têm alguma conexão com parede ou demais espaços da cozinha. Se tornando quase que uma extensão da pia ou balcão de apoio. Elas são ótimas para os ambientes menores, como apartamentos ou sobrados, pois otimizam o espaço. 

Ilhas

Super tradicionais em países da América do Norte e da Europa, as cozinhas com ilhas de utilidades no centro estão chegando com força aos projetos brasileiros. Em termos gerais, estas são bancadas deslocadas de todo e qualquer balcão, centralizadas na cozinha. 

Como escolher a melhor solução?

Na hora de decidir entre uma ilha ou península em sua cozinha, você deve analisar dois pontos principais: o seu ambiente e a função para sua bancada. 

Para ambientes integrados, as ilhas são as favoritas, já para os espaços menores e compactos as penínsulas ficam ótimas. Porém, também é possível inserir uma ilha em um ambiente com menos espaço, desde que a função desta bancada seja muito bem aproveitada. Importante lembrar que o padrão ideal de uma ilha é de 90 centímetros, tornando-a uma bancada confortável em seu ambiente. 

Já no quesito função, tanto uma ilha como uma península podem ser utilizadas de diversas maneiras. As mais comuns são: fogão, cuba da pia, balcão de apoio para preparo dos alimentos e mesa pequena para refeições rápidas. 


Organização e economia

Se você deseja incluir fogão e cuba de pia, as ilhas ganham todo um charme. Pois assim elas centralizam tudo no meio da cozinha, deixando os balcões laterais para apoio dos eletrodomésticos e também preparo dos alimentos. Caso seu objetivo seja economizar, as ilhas não são as mais indicadas com a função cooktop. Ao instalar o fogão neste tipo de bancada, por exemplo, é preciso ressaltar que as coifas para bancadas sem apoio são bem mais caras. 

Colocar a pia no meio da cozinha também é um passo arriscado. Sem dúvidas, o projeto fica muito bonito, mas neste caso, a organização é essencial. A ilha passa a fazer parte da decoração de sua cozinha, e não fica legal muita louça acumulada no meio do ambiente. Para inserir a pia na ilha, é preciso lavar, secar, guardar e organizar os utensílios. 

Tradicional e funcional 

As penínsulas são as campeãs justamente pela junção das qualidades nos quesitos ambiente e função. Mesmo que o espaço seja mais reduzido, ainda é possível incluir uma bancada para refeições rápidas e preparo dos alimentos. 

Normalmente, os fogões e cubas de pia estão nos balcões ao lado da península, fazendo com que ela se torne uma extensão deles. Esta é uma solução mais tradicional, mas que mantém toda a funcionalidade da bancada, e ainda pode se tornar uma opção mais econômica.  

Criatividade nas escolhas

Agora que você já está pensando qual é a melhor bancada para sua casa, pode escolher também quais serão os materiais aplicados em sua cozinha. Independente da escolha entre ilha ou península, você deve investir na criatividade e inovação na escolha dos materiais. 

Hoje existem inúmeros recursos de design para você criar o seu ambiente dos sonhos. Algumas dicas são: 

  • Escolher móveis e armários planejados que combinem com sua nova bancada.
  • Utilizar o mármore ou granito nos balcões de apoio para mais resistência.
  • Pesquisar sobre porcelanatos, eles vêm ganhando espaço no mercado. 
  • Aplicar madeira nas mesas para refeições rápidas. Elas tornam o ambiente mais aconchegante. 
  • Estudar, pesquisar, comparar e rever o projeto até estar do seu jeito favorito. 

Quer saber mais sobre o tipo de revestimento em pedra certo para a sua cozinha e para cada cômodo da sua casa? Clique aqui e continue lendo no blog!

Posts relacionados