Os tapetes são uma opção para decoração e podem ser colocados em qualquer cômodo do seu lar. Com variadas cores, texturas e tamanhos eles são a roupa que não sai da moda. E suas funções vão além, como tornar a casa mais quente – especialmente as com revestimento de piso frio, e proteger o chão de possíveis riscos que podem ser causados por móveis, por exemplo.
Entretanto, os modelos sempre devem ser escolhidos com cautela e dependem muito do perfil do morador. É necessário considerar se há animais de estimação, crianças ou idosos, além do cuidado para quem é alérgico e não vai se dar bem com modelos volumosos e felpudos.
Para garantir um conforto e funcionalidade, confira abaixo algumas dicas para os principais cômodos.
FUNCIONALIDADE NA DECORAÇÃO
Sala de Estar
A sala é a representação da recepção em qualquer lar, por isso, a decoração deste ambiente tem que estar bem alinhada. Opte por um tapete maior que o sofá, para poder ajustar aos demais móveis. Na questão das cores, escolha tapetes claros quando o ambiente tiver móveis com tons mais terrosos e escolha os mais coloridos, ou com estampas, quando o ambiente for composto por móveis mais claros.
Sala de Jantar
Na sala de jantar o formato vai variar de acordo com o da mesa, o certo é utilizar tapetes com o mesmo tamanho, porém com o modelo invertido. Exemplo: em uma mesa quadrada, o tapete redondo se enquadra muito bem (e vice-versa). A única exceção é a mesa retangular que fica mais harmônica com um tapete do mesmo modelo. Em relação à borda dos tapetes, é ideal que cada uma tenha 1 m a mais do que a área ocupada pela mesa, assim se evita que as cadeiras enrosquem no tapete. Para ambientes com um espaço menor o mínimo é 70 cm de sobra.
Quarto
Neste cômodo as cores são fundamentais para garantir o equilíbrio do ambiente, por exemplo, se o quarto possuir muitos itens com texturas e estampas, opte por uma peça mais neutra, e vice-versa. Para ambientes com um espaço considerável, utiliza-se o tapete para preencher os espaços vazios, já para os menores, uma boa escolha é colocar um tapete de tamanho médio para pequeno, sob os pés do final da cama. Lembre-se, o importante é o tapete estar adequado às dimensões do quarto.
Escritório
Para proporcionar um espaço aconchegante e prático os modelos mais peludos são as melhores escolhas, te dando a possibilidade de andar descalço(a), por exemplo. É importante que ele não se localize na área da cadeira, pois ficará marcado e perderá a eficiência e consequentemente danificar ambos. Caso você queira um ambiente mais sério, opte por carpetes que cubram todo o ambiente e utilize cores neutras, as quais se ajustam automaticamente aos móveis escolhidos.
CONFORTO TÉRMICO
Além de serem grandes aliados na decoração, os tapetes são perfeitos para ajudar a aquecer os cômodos, de um jeito prático e econômico. O Tapete de Lã natural de ovelha, por exemplo, é excelente para um isolante térmico natural e ecológico e serve como regulador de umidade de forma bem eficiente.
Se o seu ambiente possui pisos mais frios, como o mármore, granito ou porcelanato, opte por tapetes de pelos com certa altura ou de lã natural. Eles isolam a temperatura fria do chão e dão mais aconchego ao ambiente. Você também pode explorar outros materiais, como poliéster e nylon, esses modelos ajudam mais as pessoas que tem alergia a fibras naturais, já que as sintéticas não causam alergia. Há também os de viscose, que podem ser utilizados em pisos frios e quentes.
Agora vamos falar um poucos sobre os materiais dos tapetes.
PRINCIPAIS MATERIAIS
Sisal
De alta durabilidade, resistente, ajudam na melhoria acústica e protegem ambientes com tráfego intenso. Tapetes deste modelo são produzidos com fibras biodegradáveis, versáteis e fáceis de ambientar.
Poliéster
Com muita maciez, textura, não perdem a cor com facilidade, são resistentes às manchas e antialérgico. Este modelo é produzido por fibras sintéticas e perfeito para ambientes com baixo tráfego.
Algodão
O mais indicado para renovar qualquer ambiente, muito macio, fácil de limpar, com uma grande diversidade de tamanhos, espessuras e tonalidades. Perfeitos para banheiros, lavabo ou cozinha.
Lã ovina
Fácil de ser ambientado, elegante, versátil, macio e proporciona um bom isolamento e regulagem térmica. Flexível, resistente a pesos e com longa vida útil. Confeccionado com lã de carneiro este modelo é ideal para aquecer seu lar nos períodos mais frios do ano.
Polipropileno
Alta qualidade e prático de usar. Produzido com fibras sintéticas, este modelo é antimicrobiano, com bom isolamento térmico, não propaga fogo e é resistente às manchas químicas e limpezas frequentes. Indicado para ambientes com tráfego intenso, disponível em diversas cores, dimensões e formatos. Totalmente eclético, ele se adapta a qualquer estilo.
Couro bovino
Prático, sofisticado, confortável e com alta durabilidade. Feito de material hipoalérgico, ele garante o bem-estar de qualquer pessoa e compõe qualquer ambiente da casa.
TAMANHO
O tamanho do tapete sempre vai ser determinado pela dimensão do ambiente. Por isso opte sempre por modelos que respeitem as proporções do seu espaço e que possam manter seus móveis bem distribuídos dentro dele.
E, o decida por último na decoração, para que se calcule seu tamanho da forma correta. Opte por tapetes que sejam em torno de 20 cm maior nas bordas. Se você tiver um rack na sua sala, por exemplo, deixe o tapete chegar até embaixo dele para evitar a confusão de imagem entre o piso e o tapete. Se a sua sala for grande e tiver um estilo mais sofisticado, deixe o tapete cobrir todas as mobílias centrais.
Caso você já tenha um tapete especial e sua decoração não está pronta, siga na ordem inversa: busque mobílias que conversem com o seu tapete, tanto em cor quanto em tamanho e personalidade.
E aí, agora sabe qual tapete vai usar na sua casa?