Receita de pastel de nata e onde encontrar

Empreendimentos / Dicas

O pastel de nata, conhecido também como pastelzinho de Belém é um daqueles doces que, logo na primeira mordida, já nos transportam para outro lugar. A receita é tipicamente portuguesa, mas ganhou o coração e o paladar de muitos brasileiros. 

Com quase 200 anos, essa receita tem uma história baseada em vários contos portugueses. O principal deles é que o pastel doce foi criado por monges do Mosteiro dos Jerônimos, no bairro de Belém em Lisboa. No século XIX, as hóstias para a Igreja Católica eram feitas com claras e trigo. Assim, os monges aproveitaram as gemas dos ovos para criar a receita, hoje tradicional. 

Depois de vender muitos e muitos doces para subsistência do Mosteiro, um dos monges foi convidado para trabalhar em uma refinaria de açúcar. Junto com o comerciante Domingos Rafael Alves, o monge aprimorou o doce e o batizou de “Pastel de Belém”. 

Com a grande atração turística da Torre de Belém e outras belezas da região, em pouco tempo o doce se tornou famoso entre os visitantes do mundo todo. 

Como fazer pastel de nata

A receita original tem muitos segredos não revelados, porém, hoje já encontramos diversas opções para reproduzir esta delícia em casa. Por isso, você não precisa de muita experiência na cozinha ou ingredientes muito diferentes. Vamos ao preparo?

Ingredientes:

  • 500g de massa folhada
  • 1 litro de leite 
  • 3 xícaras de açúcar refinado
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 2 canelas em pau
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • Raspas de limão

Modo de preparo: 

Ferva o leite com a canela e as raspas de limão. Desligue o fogo e coe o leite. Em uma vasilha misture o açúcar e a farinha com o leite. Deixe a mistura esfriar por 10 minutos. Depois, misture bem os ovos e a baunilha. 

Abra a massa folhada sobre uma superfície limpa e corte rodelas de 3 a 5 cm cada. Em forminhas pequenas (como cupcakes ou pão de queijo), coloque a massa e molde com os dedos. Preencha com o recheio e leve para o forno. 

Dica importante: os pasteizinhos devem ser assados por 15 minutos em fogo alto, para dar esse tom bem douradinho para os doces, tanto na massa como no creme. 

Onde comprar pastel de nata? 

Para aqueles que gostam de explorar a cidade, conhecer bons cafés e aproveitar os momentos com amigos e família, as cidades de São José e Florianópolis também têm vários espaços que oferecem pastéis de Belém deliciosos!

Você pode encontrar os doces em diversos cafés e padarias das cidades. O Café Paris é um deles! Confira aqui todas as dicas de cafés para conhecer no Kobrasol. 

Já a Portugaria é um dos locais mais tradicionais da região para comer o melhor pastel de nata! Com lojas no centro de Florianópolis, a rede também esteve por muitos anos no Kobrasol. Por isso, além de conhecer o espaço, você também pode pedir no ifood! Assim, poderá degustar onde quiser! 

Uma curiosidade interessante sobre a cultura portuguesa e os pastéis de nata é um provérbio que diz “noiva que come pastel, não tira mais o anel”. Assim, é comum ver noivas e noivos recém-casados nas confeitarias de Portugal, vestidas com a roupa do casamento e se deliciando com pastéis de Belém. 

Independente da roupa, momento ou idade, se você gosta de um docinho, a nossa dica é que você experimente um delicioso pastel de nata com sua família e amigos. Afinal, nada melhor do que aproveitar os momentos com as pessoas que amamos!

Pensando nisso, a AMC Construtora planeja e realiza residenciais em localizações estratégicas, assim você estará sempre por perto de tudo que gosta e precisa. Conheça nossos empreendimentos no Kobrasol e desfrute de uma região privilegiada, segurança e praticidade > https://www.amcconstrutora.com.br/empreendimentos 

Posts relacionados