Psicologia das cores nos ambientes de casa

Empreendimentos / Dicas

Imagine agora uma sala toda pintada de azul claro, com um tapete no chão e várias almofadas bem grandes e fofas para deitar, a luz baixa, com música instrumental tocando. Certamente é um lugar que transmite tranquilidade, não é mesmo?

As cores – psicologicamente – possuem significados e nosso cérebro reage de formas diferentes diante de informações que ele capta visualmente durante o dia. Por este motivo a sala que imaginamos acima consegue nos transmitir vários sentimentos. 

Da mesma forma, propagandas, estabelecimentos e restaurantes usam dessas informações para gerar emoção, impacto e ações. Uma cor pode fazer você sentir mais fome ou vontade de comprar. Mas em relação à nossa casa, com tantas cores na moda e tendências geométricas, como lidar com isso e escolher o melhor para cada ambiente? 

Não apenas nas cores mas as formas também possuem o poder de influência. Pode parecer engraçado, mas um objeto redondo sempre parecerá muito mais fofo do que algo quadrado.

São tantas informações, que separamos dicas para cada cômodo da casa para você renovar os ambiente conforme deseja se sentir neles. 

 

Hall de entrada

2

Fotos: Julia Kuzenkov e Projeto Le Haus Arquitetura. Divulgação Casa.com.br

Este é o primeiro ambiente do seu lar, muitas vezes deixado de lado, mas também merece uma atenção especial. Mesmo que não possua muitos móveis, investir nas cores da parede do hall de entrada faz toda diferença. 

Tons alaranjados transmitem aconchego. O verde sugere harmonia e os tons de azul tranquilidade. Manter o tom de branco ou instalar espelhos também pode ser uma boa pedida, pois aumentam a sensação de amplitude para um ambiente pequeno como este.

 

Sala de estar

3

Fotos: Projeto West Elm, divulgação Casa Vogue.

A sala pode ser um ambiente para se divertir ou apenas estar, e a cor pode ser escolhida conforme o estilo dos móveis. Para um ambiente mais descontraído escolha tons alaranjados e verdes. Para manter um ar mais clássico e moderno, aconselhamos tons mais escuros como cinza, bege e terracota. 

Caso o ambiente seja conjugado com a cozinha, uma cor em comum para os dois pode ser a melhor escolha, porém, uma cor diferente ajuda a manter a separação dos cômodos. 

 

Sala de jantar

Fotos: Pinterest e Vecislavas Popa

Fotos: Pinterest e Vecislavas Popa

Muitas vezes esse ambiente é conjugado com a cozinha, assim como acontece com a sala. Nas paredes e nos móveis pode-se usar amarelo, verde-azulado, bege e azul. Lembrando que é importante os móveis seguirem uma harmonia de estilo com a cozinha.

Para cômodos individuais e sofisticados, aconselhamos tons terrosos. Para ambientes mais despojados sugerimos amarelo, azul e tons de verde.

 

Cozinha

Fotos: Saviesa Home

Fotos: Saviesa Home

Podemos não perceber, mas a cozinha é um dos ambientes que mais permanecemos na casa. Por isso, é importante escolher tons mais aconchegantes como o amarelo, verde, bege e azul, principalmente para ambientes conjugados com a sala. 

Esses tons dão sensação de prazer e limpeza, assim como as cores mais quentes tornam o ambiente mais aconchegante. A dica é sempre fugir do vermelho pois é uma cor que instiga fome. 

 

Quartos

Fotos: Mary Whitney

Fotos: Mary Whitney

O ambiente feito para descansar deve ter a menor quantidade de móveis possíveis, assim como evitar eletrônicos. As cores das paredes devem ser em cores que transmitem tranquilidade como azul, lilás, verde e branco, ou tons terrosos que dão um ar de conforto. O importante é evitar tons quentes, como vermelhos e laranjas.

 

Banheiro

7

O banheiro é um ambiente que precisa transmitir tranquilidade. As paredes e os móveis podem ser em tons de madeira, salmão, azul, verde ou cinza. A ideia é sempre usar a criatividade, tomando cuidado com tons muito escuros.

 

Área de serviço

8

Por ser um espaço voltado para o serviço da casa, a área de serviço pode ficar muito melhor com objetos que facilitem seu uso e cores tranquilizantes. Os tons de azul, cinza, verde, branco e lilás são as nossas sugestões para este ambiente.

 

Escritório

9

Este ambiente é muito particular e muitas vezes reflete o estilo pessoal do morador. Nas paredes e móveis podem ser usados tons de madeira, azul, lilás e branco e até mesmo o cinza. Cores associadas a tranquilidade, maturidade e inteligência, ideal para locais de estudo e trabalho.

 

Varanda e sacada

10

O espaço onde reunimos as pessoas também pode ganhar um significado. Com tons de azul e verde é possível criar um ambiente tranquilo e relaxante. Caso o desejo seja estar em uma área externa despojada vale investir em paredes coloridas, texturas e grafismo. 

 

Por meio da psicologia podemos entender um pouco mais sobre o significado das cores dentro de casa, embora cada um de nós responda a cada cor de forma particular. O importante é soltar a criatividade, escolher móveis funcionais, seguir as dicas sobre cada cor e ter o prazer de viver bem em cada cômodo da casa.

Posts relacionados