“Ano novo, vida nova”. Já se pegou falando ou escrevendo isso na noite de réveillon? Durante a virada de ano as pessoas têm o costume de fazer promessas, escolher a cor das roupas para atingir algum objetivo, estipular uma meta para o novo ano… Todos sonham com alguma coisa muito desejada, e não há nada de errado nisso. Mas a verdade é que nada disso funciona se os objetivos não forem claros e se não existirem planos para alcançá-los.
Para te ajudar a alcançar seus sonhos e cumprir suas metas, separamos dicas sobre planejamento e organização para você colocar em prática a partir de agora!
1. O que: defina bem o seu objetivo
Qual é (ou quais são) o seu objetivo? Não há mapa que te leve a um lugar que você ainda não sabe qual é, por isso o primeiro passo para alcançar um objetivo é saber exatamente o que ele é.
Não há problema em ter mais de um objetivo, é possível trabalhar em vários ao mesmo tempo, mas é preciso saber quais são.
Para te ajudar a definir esses objetivos você pode usar a análise SWOT, sigla para Strength (força), Weakness (fraqueza), Opportunity (oportunidade) e Threat (ameaça). Essa é uma análise muito utilizada por empresas, mas que você pode aplicar à sua vida pessoal. Listando todas as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças você pode traçar objetivos muito mais claros.
Perguntas para te ajudar a traçar seus objetivos:
- O que será feito para potencializar suas forças?
- O que será feito para atenuar ou neutralizar suas fraquezas?
- O que será feito para aproveitar as oportunidades?
- Como lidar com as ameaças?
Exemplo 1: se uma das suas fraquezas é passar muito tempo no trabalho e pouco tempo em casa, um dos seus objetivos pode ser equilibrar essa situação.
Exemplo 2: se uma das suas oportunidades é viajar para outro país, um dos seus objetivos pode ser exatamente essa oportunidade.
Exemplo 3: se uma das suas forças é a boa comunicação com pessoas, um dos seus objetivos pode relacionar essa força como forma de resolver uma fraqueza, ou pode ser uma forma de potencializar essa força.
Exemplo 4: se uma das suas ameaças é ter um histórico familiar de doenças genéticas, um de seus objetivos pode ser como lidar com essa possibilidade.
Observação: as ameaças são elementos externos sobre os quais você não tem controle.
2. Como: faça um plano de ação
Contar com um planejamento é fundamental para conquistar seus objetivos. Depois de listar o que você quer alcançar, chegou a hora de saber como você irá alcançar.
Quando você pega o carro e precisa ir até um endereço, naturalmente você entra em diversas ruas e tenta fazer o melhor caminho para chegar, não é mesmo? Sem conhecer a rota, ou sem saber qual direção, fica muito difícil chegar no destino final. Assim é com os seus objetivos, você precisa traçar uma rota para saber como irá alcançá-lo e não se perder no meio do caminho.
O plano de ação deve contar com o passo a passo de como você chegará no seu objetivo.
3. Quando: coloque datas nos seus objetivos
Depois de fazer o passo a passo para alcançar seu objetivos, chegou a hora de colocar a data de realização em cada um desses passos. Sem uma percepção de quando você irá cumprir o objetivo, no meio do caminho você pode se desanimar, desorganizar e acabar desistindo de tudo. Colocar datas nesses passos é mais simples do que parece, você só precisa ser verdadeiro consigo mesmo para não estipular prazos ilusórios.
4. Foco: um trabalho constante
De nada adianta traçar objetivos, saber como e quando alcançá-los, se você não der prioridade a eles. Neste processo de cumprimento de metas é importante que você evite desviar o olhar de tudo aquilo que deseja alcançar. Comece cada passo com a determinação de terminá-lo.
Para manter o foco nos seus objetivos, deixe esse planejamento visível aos seus olhos. Você pode fazer um quadro e pendurá-lo na parede do quarto, usar uma agenda virtual para lembrá-lo das tarefas e, principalmente, visualizar a “linha de chegada” para lembrar do porquê está fazendo tudo isso.
Ferramentas
Para manter o foco nos seus objetivos e visualizá-los claramente, você pode utilizar de algumas ferramentas físicas e virtuais.
Se você gosta de ter essa visualização física e pessoal na sua casa, você pode utilizar:
- Quadro de metal com ímãs
- Quadro de camurça com alfinetes
- Quadro branco com canetas hidrográficas
Se você prefere ter essa visualização virtual ou quer levá-la por onde for sem precisar carregar mais nada além do seu celular, você pode utilizar:
- Agenda do Google, Outlook ou do seu próprio celular
- Planilha online
Depois de dar todas essas dicas, queremos também te ajudar a dar o primeiro passo. Fizemos uma planilha com o modelo SWOT para você aplicar aos seus objetivos e metas! Clique abaixo e acesse a planilha gratuitamente: