Nossa região foi colonizada pelos portugueses que se fixaram em Santa Catarina. Além da herança arquitetônica que vemos em alguns prédios da cidade, principalmente no centro histórico, herdamos também uma culinária simples e com o sabor do mar. Os portugueses aproveitaram bem os temperos indígenas e sua ampla experiência com o mar para criar pratos à base de peixe, camarão marisco, carne de siri, polvo, berbigão de lula. A ostra, que entrou no time recentemente, é um dos moluscos mais requintados dessa gastronomia.
Os restaurantes exploram esses ingredientes de diversas formas, desde o peixe frito com pirão de farinha de mandioca até as composições mais sofisticadas com polvo e massas.
E para aproveitar esse clima e gastronomia que herdamos, que tal experimentar uma receita de sucesso na nossa região? O polvo guisado é um dos pratos típicos açorianos e leva ingredientes super saborosos!
Polvo Guisado
Ingredientes:
- 2 polvos médios;
- 3 cebolas grandes;
- 3 dentes de alho;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 2 colheres de sopa de banha;
- 1 colher de sopa de massa de pimenta;
- pimenta em grão à gosto;
- 1 ramo de salsa;
- 1 folha de louro;
- 1 copo de vinho branco;
- 2 colheres de sopa de vinho do Porto;
- 1 copo de vinho tinto;
- sal.
Modo de preparo:
Bata o polvo para amaciá-lo, lave e corte. Em uma panela ou frigideira, coloque o azeite, a banha, as cebolas e o alho picado e deixe fritando até que a cebola fique transparente. Aos poucos, coloque o polvo na panela. Retire o líquido que o polvo solta e reserve em um recipiente, quando o polvo começar a secar, utilize esse mesmo líquido para regar o polvo. Depois, coloque as pimentas, o ramo de salsa e o louro. Quando o polvo estiver macio, regue-o com o vinho branco e o vinho do Porto, e após, pouco a pouco, com o vinho tinto. Deixe ferver até apurar e adicione o sal.
Acompanhamento
O polvo guisado pode ser servido como petisco, ou com acompanhamentos como batata cozida e arroz.
Quer conhecer os melhores restaurantes de Florianópolis que também dispõe de um cardápio com opções açorianas e alta gastronomia? Clique na imagem abaixo e acesse: