Conheça o projeto de revitalização da Rua Koesa, no Kobrasol

Empreendimentos / Dicas

A rua Koesa localizada no Kobrasol, em São José, é uma das principais da região. Denominada como via gastronômica, possui diversas opções de bares e restaurantes. 

Em 2014, foi realizado o primeiro teste para um projeto de revitalização da mesma. A Prefeitura de São José acreditava que com essa revitalização da via a atividade e competitividade do comércio local iria aumentar, tornando os espaços mais agradáveis para os consumidores, elevando a circulação de pessoas e a visibilidade das empresas. 

A iniciativa pelo projeto era boa, mas trouxe inúmeras resistências. Como as pessoas estão mais acostumadas a utilizarem carros na via, não conseguiam ver outra realidade. E infelizmente o projeto não foi adiante, pois foi rejeitado pela maioria dos comerciantes por eliminar vagas de estacionamento. 

Agora, desde de agosto de 2019, com parceria entre a Prefeitura de São José, AEMFLO, CDL-SJ, Sebrae/SC e a colaboração de empresários locais, o projeto de revitalização da via está de volta. De acordo com a prefeitura, a diferença no projeto atual é que ele está sendo desenvolvido em conjunto, a ideia é que a base dele seja de coletividade e que tenha grande interesse do público. 

O projeto “Viva Koesa” busca valorizar a vocação comercial e gastronômica a partir da implantação de áreas de convívio para a comunidade. São diversos empresários com o mais variados segmentos que estão auxiliando no desenvolvimento para um novo espaço de negócios e lazer. 

Todos os empresários que abraçaram o projeto participam de palestras e consultorias de marketing, finanças, gestão de pessoas e de negócios com o propósito de adquirirem conhecimento técnico para oferecer melhores serviços e produtos ao público. Eles também irão investir em segurança por videomonitoramento, além da Rede de Vizinhos, que será criado especificamente para a rua conceito por moradores e comerciantes.

Para o Secretário de Planejamento, Rodrigo de Andrade, as parcerias entre administração pública e a iniciativa privada são de extrema importância para viabilizar o projeto, que vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e o desenvolvimento da cidade. Já estão sendo planejadas algumas ações, como a implantação do estacionamento rotativo, a colocação de ciclofaixas, abrigos de ônibus e instalação de lixeiras. Quanto ao estacionamento, será implantado na região a zona azul, como já ocorre em parte do Kobrasol e em Campinas. 

No dia 18 de fevereiro, a arquiteta Juliana Castro, do escritório JA8 Arquitetura e Paisagem, fez uma apresentação do diagnóstico levantado pela sua equipe e apresentou as possibilidades de mudanças na rua Koesa. 

“A intenção de todos que estão aqui é ampliar as possibilidades de uso do espaço pelos pedestres, portanto, nosso objetivo com este estudo foi mostrar como podemos potencializar a vida na rua, incluindo atividades opcionais, com valorização paisagística e garantindo também a mobilidade dos veículos”, esclareceu Juliana.

Depois de mostrar a situação atual, com fatores negativos como cabeamento excessivo nos postes e calçadas sendo usadas pelos carros, ela também apontou os pontos positivos, como vizinhança com bom sistema viário e diversidade de usos. A arquiteta apresentou três perfis possíveis para implantar uma rua conceito, sendo uma com 50% de espaço para pedestres e 50% para veículos, outra com 32% para veículos e 68% para pedestres e uma terceira que divide o uso entre pedestres, ciclistas e veículos.

O projeto “Koesa – Rua Conceito” possui cinco grupos que estão trabalhando em cada área:

1. Projeto arquitetônico da Rua Koesa;

2. Evento Koesa Arte e Sabor;

3. Revitalização do Túnel de acesso;

4. Soluções para a Rua Koesa;

5. Marketing Coletivo.

A revitalização da Rua Koesa é ancorada pela perspectiva gastronômica e turística, com a presença de empresas e estabelecimentos aptos ao conhecimento e inovação, além de estudos já existentes sobre as necessidades locais.  A expectativa do projeto ao todo é que o impacto dele traga inúmeros benefícios de curto, médio e longo prazo. E a ideia também é ampliar ele para outras regiões de São José. 

Até o momento houve algumas reuniões, as principais realizadas em fevereiro, com os envolvidos para que a identidade visual fosse definida e para definir as demandas de fluxo de veículos privados e do transporte coletivo na área, além do projeto elétrico que prevê o cabeamento subterrâneo. 

E no dia 10 de Março seria definido em conjunto com os envolvidos qual o perfil que seria implantada a rua conceito, e debatido também sobre a Rede de Vizinhos que trata da segurança no local.

Temos como destaque o único empreendimento de alto padrão, o Voga Kobrasol, que está sendo construído na Rua Koesa com previsão de entrega para o mesmo ano de inauguração do projeto de revitalização. 

O Voga é um empreendimento residencial desenvolvido para você viver melhor todos os dias. Ele oferece o conforto dentro e fora do seu apartamento, com diversas opções de entretenimento integrados no condomínio. Com playground, brinquedoteca, piscina interna aquecida, piscina SPA, espaço gourmet, salão de festas, academia e bicicletário. 

Um projeto que quanto mais você descobre, mais se surpreende. Muita praticidade e desenvolvimento em um único endereço. 

Posts relacionados

Nenhum Post disponível