Quando você pensa em “qualidade de vida” existem alguns conceitos e referências que já vem à mente. Grande parte das pessoas associam essa ideia a “sentir-se bem”. Mas vai além disso. São vários os fatores que influenciam essa concepção, como a saúde, o trabalho e o meio ambiente.
Segundo o autor Nahas, “o conceito de qualidade de vida é diferente de pessoa para pessoa e tende a mudar ao longo da vida de cada um. Existe, porém, consenso em torno da ideia de que são múltiplos os fatores que determinam a qualidade de vida de pessoas e comunidades. A combinação desses fatores que moldam e diferenciam o cotidiano do ser humano, resulta numa rede de fenômenos e situações que, abstratamente, pode ser chamada de qualidade de vida”. (NAHAS, 2003, p. 13).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define qualidade de vida como “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Nós da AMC separamos alguns aspectos para que você possa melhorar a sua qualidade de vida.
1. Adote hábitos saudáveis
Procure ingerir alimentos saudáveis,e nenhum deles em excesso; opte por dormir 8 horas diárias e escolha fazer no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, de forma contínua. Exercícios físicos proporcionam benefícios físicos e psicológicos, tais como: controle do peso corporal; controle dos níveis de glicose, de colesterol, da pressão arterial; melhora da mobilidade das articulações; aumento da densidade óssea (previne a osteoporose); aumento da resistência física; ajuda no controle da depressão; melhora a qualidade do sono; mantém a autonomia; evita o isolamento social; alivia o estresse; aumenta o bem-estar; melhora a auto-imagem e a auto-estima.
Administre seu tempo realizando uma atividade de cada vez; cultive o bom humor.
2. Esteja bem com o seu trabalho
Desenvolva ambientes de trabalho que sejam tranquilos tanto para você mesmo quanto para a saúde econômica da organização. Podemos nos referir às vantagens e desvantagens do ambiente de trabalho para cada pessoa. Você poderá fazer coisas simples como manter o ambiente de trabalho limpo, iluminado, ventilado e livre de barulhos excessivos; em momentos de tensão faça um relaxamento com respiração lenta e pausada. Programe e tire férias anuais e não leve serviço para casa, isso pode manter o trabalho em ambiente de trabalho e os demais ambientes tranquilos sem que você fique ansioso pensando naquilo que tem pra fazer.
3. Tire folgas e aproveite o contato com a natureza
O meio ambiente diz respeito a tudo o que nos rodeia, logo, a qualidade de vida está diretamente associada à qualidade da natureza que nos envolve. Por isso, a preservação do meio ambiente é um importante fator para aumentar a qualidade de vida das pessoas. Entre vários outros fatores é preciso conservar e respeitar o meio ambiente para garantirmos a nossa qualidade de vida. Para isso, devemos ter atitudes mais assertivas e protetoras no que diz respeito a cuidar da natureza, no sentido de tornarmos o nosso habitat melhor tanto para nós como para as gerações vindouras. Tudo isso depende do estado em que o meio ambiente se encontra, ou seja, precisamos de ar, água, alimentos, elementos essenciais para a sobrevivência, e um meio ambiente ecologicamente equilibrado e que possamos garantir sua sustentabilidade.
São 3 aspectos dentre vários que podem te ajudar a garantir melhores condições de qualidade de vida e fazer da sua rotina mais tranquila e leve. Tudo isso pensando no seu bem estar e conforto para ir sempre muito além. É hora de cuidar de você para que obtenha resultados extraordinários em sua jornada.