Amortização do Financiamento: dicas para fazer uma boa escolha

Empreendimentos / Dicas

Na hora de assinar o contrato de um financiamento, muitos se preocupam com o valor das parcelas e do financiamento, e acabam esquecendo de analisar os valores das taxas de juros e verificar como funciona a amortização do saldo devedor. Porém, é muito importante prestar atenção nessas informações, já que elas definirão quando sua dívida estará quitada.

 

[google_font font=”Open Sans” size=”22″ weight=”400″ italic=”0″ color=”#626262″ subset=””]O que é amortização?[/google_font]Amortização Financiamento

Amortização nada mais é do que a redução do valor total da sua dívida. Pagando as parcelas, independentemente se forem variáveis ou não, você estará diminuindo o seu saldo devedor, ou seja, amortizando a dívida.

Porém, pagar R$1mil de parcela no financiamento, não significa que esse mesmo valor será amortizado do seu saldo devedor. Isso acontece pois, em todo o financiamento, é negociada também uma taxa de juros que não é abatida da sua dívida.

 

[google_font font=”Open Sans” size=”22″ weight=”400″ italic=”0″ color=”#626262″ subset=””]Quais são os sistemas de amortização?[/google_font]Amortização Financiamento

Você pode fazer seu financiamento baseado em dois sistemas de amortização: a tabela Price ou a SAC.

Tabela Price: Nessa opção, as parcelas são fixas e normalmente as taxas são maiores. Ao longo do financiamento o valor pago em juros cai e o em amortização sobe, mas o valor da parcela é sempre o mesmo;

Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante): Já nessa opção, as parcelas são variáveis, já que se atualizam conforme a TR (Taxa de Referencial). A prestação tende a diminuir ao longo dos anos, porém a prestação inicial é maior.

A principal diferença entre os dois sistemas é que pela Tabela Price as primeiras parcelas são menores se comparada à Tabela SAC. Porém, como na SAC o valor da parcela vai diminuindo, no final do financiamento o saldo final dessa modalidade fica menor.

Para escolher a melhor opção entre os dois sistemas, é preciso primeiro conhecer a sua realidade: o valor de entrada, renda mensal, se tem previsão de aumentar renda ou não. Uma tabela pode ser melhor que a outra, porém é necessário primeiro conhecer a sua necessidade.

Simule seu financiamento em nosso site.

 

[google_font font=”Open Sans” size=”22″ weight=”400″ italic=”0″ color=”#626262″ subset=””]Todas as instituições financeiras oferecem essas modalidades de amortização?[/google_font]Amortização Financiamento

Nenhum banco é obrigado pela legislação a oferecer mais de uma tabela. Porém, o comprador pode escolher uma instituição financeira que ofereça a melhor opção para a sua realidade.

Muitas instituições também não avisam o cliente que trabalham com outros sistemas de amortização e, quando ele solicita uma simulação, acabam focando em apenas uma taxa.

 

Comprar um apartamento muitas vezes pode exigir conhecimentos em áreas que você nunca ouviu falar. Por isso, além de estudar bastante sobre o assunto, é importante você contar com profissionais de confiança e credibilidade para te ajudarem nesse processo.

fale-com-corretor-palmas

Posts relacionados