Já são mais de 150 dias desde que o período de isolamento social começou no Brasil. Durante esse tempo, os brasileiros têm passado por uma sequência de descobertas. Aquele desejo de estar em casa no meio da tarde, agora é realidade. Porém, nem tudo tem sido como na imaginação. Conciliar o trabalho com a rotina de casa, refeições nos horários corretos, sono regular, exercícios físicos e tantas outras dificuldades que surgem no dia a dia.
O fato é que essas mais de mil e quatrocentas horas são capazes de transformar a vida de alguém. Existe uma lista de atividades e oportunidades que você deveria estar fazendo na quarentena, a fim de sair dela com maior evolução e crescimento.
1: Exercitando-se em casa
Muitas pessoas têm utilizado o isolamento social e o fechamento das academias e parques como desculpa para o sedentarismo. Com o avanço da tecnologia e o grande aumento de transmissões ao vivo nas redes sociais, milhares de profissionais de educação física têm disponibilizado exercícios gratuitamente.
Além de melhorar a saúde física, exercitar-se em casa também traz um avanço na saúde mental e relaxamento do corpo. Basta adaptar o seu ambiente, seja na sala, no quarto, na cozinha ou na varanda. Você pode utilizar pacotes ou garrafas como pesos, almofadas como apoio e o tapete como colchonete. O importante é adaptar-se e sair da quarentena em forma, fisicamente e mentalmente.
2: Alimentando-se de maneira saudável
A rotina corrida e a tão famosa “falta de tempo” são os fatores que impedem que passemos um tempo na cozinha, nos dedicando à nossa alimentação. Porém, com a quarentena, a maior parte da população passou a trabalhar em casa, o que garante também almoços e jantares em seus próprios lares.
Com disponibilidade de tempo, você deveria estar cozinhando suas próprias refeições e explorando ao máximo os nutrientes e benefícios dos alimentos. Mais do que colaborar para sua forma física, uma alimentação saudável reflete diretamente na sua imunidade, foco, atenção e memória. Ovos, peixes, vegetais verdes, castanhas, frutas, café sem açúcar, dentre outros alimentos que são cientificamente testados para maximizarem o foco de quem está trabalhando.
![](https://blog.amcconstrutora.com.br/wp-content/uploads/2020/09/alyson-mcphee-yWG-ndhxvqY-unsplash-1024x678.jpg)
Ficar em casa durante todos os dias pode gerar certa ansiedade. Ingerir muitos carboidratos como massas, açúcares e alimentos processados pode ser uma fuga irracional. Porém, eles trarão apenas mais ansiedade e cansaço para o seu corpo, iniciando um ciclo de vícios. Comece a fazer substituições durante a quarentena, e garantimos que depois dela, você manterá os hábitos saudáveis.
3: Lendo o que gosta
Além da alimentação e dos exercícios serem prejudicados pela rotina corrida, outro hábito que perdemos com o passar do tempo é o de leitura e estudo. Na infância e adolescência, somos instruídos a estudar sobre tudo, e justamente por essa pressão, abandonamos os livros e estudos.
Durante a quarentena, com mais tempo disponível e em casa, você deveria estar lendo os livros e e-books com temas que você gosta. Seja sobre o seu trabalho, família, curiosidades ou ficção. O hábito de leitura desenvolve o cérebro, foco e aumenta seu portfólio de temas para conversas com colegas e amigos.
4: Estudando sobre soft skills
Algumas habilidades não aprendemos na escola ou em cursos de especialização. Elas são aprendidas no dia a dia, mas isso não é desculpa para pesquisar ou estudar sobre elas. Inteligência emocional, oratória, criatividade, resolução de problemas, flexibilidade, liderança, colaboração e tomada de decisão, estão entre as chamadas soft skills.
Vídeos, cursos on-line, podcasts, transmissões ao vivo nas redes sociais são algumas das ferramentas de estudo que cresceram exponencialmente durante a quarentena. Os temas de habilidades pessoais estão entre os mais vistos e explorados, e você deveria estar estudando sobre isso.
Além de te preparar para passar mais tranquilamente pelas novidades profissionais e pessoais trazidas pela quarentena, as soft skills também irão te preparar para o futuro.
5: Repensando seus hábitos de consumo
O consumo consciente tem estado em pauta há alguns anos. Porém, durante a quarentena pudemos perceber nosso “piloto automático” no consumo. As idas ao mercado, shopping e lojas em geral diminuiu obrigatoriamente. Agora, tem faltado algo em sua casa? Aos poucos aprendemos a viver com menos. Estando mais tempo em casa, você deveria estar repensando os seus hábitos de consumo e priorizando suas necessidades.
Tudo começa com a organização do seu tempo e de suas prioridades. Mesmo estando dentro de casa a maior parte do dia, é possível realizar uma série de atividades e hábitos que irão transformar esse período. Além disso, tudo o que você plantar agora será colhido no futuro.
O que mais você acredita que deveria estar fazendo?
Se você não se vê fazendo algumas dessas coisas porque sua casa/apartamento não conta com uma infraestrutura adequada, temos a solução: o Campinas Club Residence está pronto para morar e esperando a sua visita!
Clique abaixo e saiba mais: