3 pratos de sucesso para a Ceia de Natal

Empreendimentos / Dicas

A Ceia de Natal é uma das celebrações mais esperadas pelas famílias brasileiras. Apesar de não ser realizada em todo o mundo, em nosso país, a refeição é um dos motivos para reunir aqueles que amamos ao redor de uma mesa farta e deliciosa. 

O significado da Ceia pode variar de acordo com a religião, costumes e cultura de cada família. Para alguns cristãos, ela está conectada com a Páscoa e relembra também a última Ceia de Jesus ao lado de seus discípulos. 

Porém, na Europa existe um significado um pouco diferente. Há um antigo e tradicional costume dos moradores deixarem as portas de suas casas abertas na noite de Natal. O objetivo é acolher os viajantes e peregrinos, entregando um ambiente quente e uma comida deliciosa. Os diversos tipos de pratos natalinos são oferecidos àqueles que precisam, levando nutrientes e fartura. 

Tradicionalmente celebrada na noite de 24 de dezembro, algumas famílias esperam até o relógio marcar meia-noite para começar a Ceia. Já outras famílias, começam a degustar as delícias no início da noite. Independente de qual seja a sua cultura, selecionamos 3 pratos de sucesso para a Ceia de Natal em sua casa! 

Peru, lombo ou tender 

Todo ano é a mesma história. Qual carne escolher para o prato principal da Ceia? Sem dúvidas, o peru é a opção mais famosa e tradicional do Natal. Porém, com o passar dos anos foram surgindo várias carnes natalinas nas geladeiras dos supermercados e nas mesas dos brasileiros. 

Com o histórico das tradições americanas no Dia de Ação de Graças, o Peru acabou se tornando um símbolo das festas de final de ano. A carne bem rosadinha e com grandes coxas é uma das opções mais saudáveis entre as carnes natalinas, pois contém poucas calorias. Esta característica deixa a ave um pouco mais “seca”, motivo de críticas para alguns cozinheiros. 

As carnes de porco também têm o seu espaço na Ceia. Para quem não gosta muito de aves, o lombo bem temperado é uma ótima ideia para o cardápio. Não é necessário escolher apenas uma opção, pois elas podem se complementar. Outra sugestão é o tender, uma versão do pernil de porco bem defumada e prática, afinal, é uma carne muito macia — mesmo com pouco tempo de forno. 

Todas as carnes natalinas são preparadas no forno e podem ser decoradas e complementadas com alguns ingredientes, como batatas, cerejas, pêssegos e legumes.  Apesar de tantas opções, a única certeza que temos é que a melhor escolha sempre será estar junto! Por isso, independente da carne natalina selecionada para sua Ceia, aproveite o momento do preparo e de saborear ao lado de sua família e amigos. 

O famoso salpicão

A polêmica das uvas passas começa alguns meses antes do Natal. Enquanto alguns amam o sabor adocicado da fruta seca, outros detestam! E um dos pratos mais famosos com esta iguaria é o salpicão. 

O clássico é adorado pelos brasileiros justamente por levar uma mistura de sabores em seu preparo. A base de frango desfiado e maionese, o prato também conta com creme de leite, milho-verde, azeitonas, cenoura ralada, palmito, maçãs, bastante azeite e até mesmo batata palha. 

Conhecido como uma salada complementar ao prato principal, o salpicão pode ser servido com arroz à grega, purê de batatas ou como uma opção de entrada, em formato de canapés. 

A dica de ouro para um salpicão bem tradicional natalino é apostar no frango defumado ou desfiar aves sazonais, como chester, por exemplo. O sabor se torna diferenciado e harmoniza com os demais ingredientes da Ceia. 

Rabanada e panetone

Como uma herança das tradições portuguesas, a rabanada é um pão doce de sucesso nas Ceias de Natal aqui no Brasil. Conhecida como “fatia dourada” em Portugal e como “pain perdu” (“pão perdido”) na França, a receita é feita com pães amanhecidos. Ou seja, é feito o aproveitamento do pão para transformá-lo em algo novo. 

Após cortar os pães em rodelas, é hora de mergulhar elas no leite ou vinho. Depois disso, as fatias são passadas em ovos e fritas. Para finalizar, é polvilhado açúcar e canela. No Brasil, é comum mergulhar os pães no leite condensado ou mel, deixando a receita ainda mais doce. 

Com a rabanada, o panetone também é uma opção de “pão doce” que pode ser servido ao lado das carnes durante a Ceia de Natal. Original da Itália, o panetone é uma massa  de fermentação natural e aromatizada com baunilha, que pode ser complementada com frutas secas. Os brasileiros também criaram e propagaram o “chocotone”, que leva gotas de chocolate no lugar das frutas. 

Em um ano tão diferente e com tantos desafios, a celebração do Natal em família é uma vitória. Independente dos pratos e receitas que serão preparados durante a Ceia de sua casa, não se esqueça de comemorar cada momento com aqueles que você ama. 

Seja na sala de jantar, no espaço gourmet ou no salão de festas, prepare os ambientes, decore a casa, coloque músicas natalinas e torne o espaço aconchegante e intimista para você e para todos. Para te inspirar, a AMC Construtora também dá dicas de como montar uma mesa posta perfeita para o Natal. 

Estas são celebrações especiais, por isso, merecem o melhor cenário para você e sua família se reunirem. Pensando nisso, a AMC constrói residenciais com detalhes únicos, como o Voga Kobrasol. 

Um lar com espaços completos, inteligentes, práticos e aconchegantes para que você se sinta todos os dias como em uma noite de Natal. Conheça agora os detalhes do Voga Kobrasol > https://www.amcconstrutora.com.br/empreendimento/voga-kobrasol 

Posts relacionados